Logo

Competição

/Início/Campeonatos

/Veteranos Taça Dass

Troféu do campeão

Veteranos Taça Dass

Início: 6 de Junho de 2023Término: 12 de Agosto de 2023
masculino38 a 99 anosFinalizado
Classificações

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL

13ª TAÇA DASS – 2023


SAUDADES – SC


REGULAMENTO

Categorias adultas:

  • Masculino Força Livre; (nascidos no ano de 2008 ou anos anteriores)

  • Campeonato Municipal Veterano (nascidos no ano de 1985 ou anos anteriores);

Campeonato Municipal Feminino; (nascidos no ano de 2008 ou anos anteriores)

  • Campeonato Municipal Máster (nascidos no ano de 1975 ou anos anteriores);

Categorias menores:

  • SUB 08 (nascidos até 2015)

  • SUB 10 (nascidos até 2013) ;

SUB 12 (nascidos até 2011) ;

  • SUB 14(nascidos até 2009) ;

  • SUB 16 (nascidos até 2007) ;


CAPÍTULO I

DAS FINALIDADES:

Art. 1° - Este Regulamento Geral dispõe de normas que regerão as disputas do Campeonato Municipal de Futsal, 13ª TAÇA DASS, edição 2023.


Art. 2° - É de competência do Conselho Municipal de Esportes, zelar pela execução deste regulamento, bem como as normas incluídas no Código Brasileiro de Futebol.


CAPÍTULO II

DOS OBJETIVOS:

Art. 3° - O Campeonato Municipal de Futsal tem os seguintes princípios básicos:


  • I - Desenvolver e aprimorar o físico, social, moral e intelectual dos participantes;

  • II - Ativar a participação esportiva, aperfeiçoando o praticante tanto tática com tecnicamente;

  • III - Incentivar novos valores de uma geração sã e sem vícios, através dos quais elevar o desporto Saudadense;

  • IV - Selecionar elementos para a formação das equipes do CME;

  • V - Incentivar atletas com idade um pouco mais avançada para a prática de atividades esportivas, integração e congraçamento através do esporte (Veteranos e Máster).


CAPÍTULO III

COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES:

Art. 4° - Só poderão constituir a equipe os elementos que apresentar os seguintes requisitos:

Categorias de base (8 a 16 anos), mínimo 1 vínculo no município.

Feminino, mínimo 2 vínculo no município.

Veteranos, mínimo 2 vínculo no município.

Máster, mínimo 2 vínculo no município.

Força Livre, mínimo 2 vínculos no município.

Parágrafo Primeiro:

Vínculos aceitos;
* SUS (pelo menos 3 meses cadastro dentro do município de Saudades)

* Carteira de Trabalho (pelo menos 3 meses registrado em Saudades)

* Título de Eleitor em Saudades (pelo menos 3 meses)

* Bloco de Produtor com comprovação de movimentação nos últimos 3 meses em Saudades

* Proprietário de empresa no município de Saudades (pelo menos 3 meses)

* Fatura de Energia Elétrica
* Contrato de Trabalho em Saudades (3 meses)

* Contrato de aluguel

* IPTU (em dia)

* Vínculo de Grupo de Veteranos do município assinado pelo presidente (somente categoria máster e veteranos).


Parágrafo Segundo: A partir do dia 05/05/2023 as fichas de inscrição estarão disponíveis na CME para que todos possam ter conhecimento dos atletas inscritos na competição. Caso seja constatada alguma irregularidade, a mesma deve ser denunciada até a data do congresso técnico. Após as definições ocorridas no congresso, as fichas serão consideradas homologadas e os atletas inscritos estarão aptos a participarem da 13ª Taça Dass de Futsal, edição 2023.

Parágrafo Terceiro: após iniciada a competição só poderá ter troca de atletas com a apresentação de atestado/comprovação do problema e que o mesmo seja de 60 dias ou mais (em caso de lesão precisa ser atestado médio, juntamente com constatação de imagem da lesão).


CAPÍTULO IV

DO PATROCÍNIO:

Art. 5° - Este evento terá o patrocínio do CME, Prefeitura Municipal de Saudades e Grupo DASS.


CAPÍTULO V

DA ORGANIZAÇÃO:

Art. 6° - O Campeonato Municipal 2023 de Futsal, 13ª TAÇA DASS, é promovido, e coordenado pelo Conselho Municipal de Esportes e disputado de acordo com o Regulamento Técnico adotado pela Federação Catarinense de Futsal.


Art. 7° - É de competência do CME vetar ou não pedidos de inscrições de atletas e clubes.


Art. 8° - A bola utilizada na competição será fornecida pela Organização, respeitando as devidas categorias em disputa.


CAPÍTULO VI

DAS INSCRIÇÕES:

Art. 9° - O Clube que participar do referido Campeonato, receberá uma ficha onde deverá informar os membros da comissão técnica e os atletas de sua equipe.


Art. 10° - O CME colocará a disposição dos Clubes a inscrição de no máximo 12 atletas.


Parágrafo Único: nas categorias, Feminino, Força Livre, Veteranos e Máster as equipes deverão apresentar no mínimo 10 atletas inscritos.


Art. 11° - O Clube terá até o dia 31/05/2023 às 17 horas para regularizar as fichas de inscrição, com inscrição de todos os atletas da equipe, com a secretaria do CME.


Art. 12° - O atleta que estiver inscrito por duas ou mais equipes na mesma categoria, deverá optar pela escolha de equipe, junto ao CME, até antes do início do Campeonato.




CAPÍTULO VII

OBRIGAÇÃO DAS EQUIPES:

Art. 13° - O CME, órgão promotor deste Campeonato não se responsabilizará por acidentes ocorridos com atletas e dirigentes ou por estes ocasionados a terceiros durante o Campeonato.


Parágrafo Único: todo atleta menor de idade deverá apresentar uma autorização dos pais ou responsável legal para poder participar da competição.


Art. 14° - Toda equipe participante deste Campeonato deverá se apresentar devidamente uniformizada. Comissão técnica sem boné e com calçado fechado.


Art. 15° - O Clube deverá credenciar junto ao CME através da ficha de inscrição e sistema de cadastro do município saudades.app.placarsoft.com.br/#/register?from técnico e massagista, para que estes possam permanecer no banco de reservas durante os jogos de sua equipe.


Art. 16° - Atender ao chamamento da Diretoria do CME para reuniões, festas, solenidade e julgamento pela Liga Maravilhense de Esportes.



CAPÍTULO VIII

DIREITOS DOS CLUBES:

Art. 17° - A equipe depois de quite com o CME terá o direito de disputar o Campeonato Municipal de Futsal, 13ª TAÇA DASS Edição 2023.


Art. 18° - As equipes participantes do Campeonato poderão apontar irregularidades de seus adversários que não sejam do conhecimento do CME até 48 (quarenta e oito) horas após a partida.


  • I - Será reconhecido pelo CME como documento hábil de credenciação, um ofício do presidente da equipe para o presidente do CME;

  • II - Acompanhando este ofício o valor de 02 SALÁRIOS MÍNIMO VIGENTE como garantia de seriedade do assunto. Sendo 50% desse valor para pagar a Comissão de Julgamentos de Maravilha, os outros 50% em caso de ser julgado favorável a irregularidade será devolvida a equipe e cobrado o valor de um cheque caução (um mil duzentos e cinquenta reais) da equipe infratora, os valores serão recolhidos aos cofres do CME.

  • III - Todas as irregularidades deverão ser apresentadas por escrito e devidamente comprovadas.



Art. 19° - O CME se compromete a premiar o que está previsto no capítulo X.


CAPÍTULO IX

DA ARBITRAGEM:

Art. 20°- A arbitragem de todo o Campeonato estará sob a coordenação e responsabilidade da empresa vencedora da licitação.


Art. 21° - Os árbitros serão soberanos em seus relatórios a respeito dos acontecimentos verificados em quadra.


Art. 22° - Não é dado aos Clubes o direito de interferir na escalação dos árbitros, bem como solicitar ou vetar qualquer componente do quadro de árbitros.


Art. 23° - A arbitragem zelará pelo uniforme dos atletas para que sejam semelhantes, sob pena de que o atleta que não estiver uniformizado não participe do referido jogo.


Art. 24° - Em caso de semelhança entre dois uniformes, a equipe citada em primeiro lugar será a que deverá mudar de uniforme num prazo máximo de 10 minutos.


CAPÍTULO X

DAS PREMIAÇÕES:

Art. 25° - A premiação obedecerá a seguinte ordem:


  • 1° Lugar: 01 Troféu e 14 Medalhas

  • 2° Lugar: 01 Troféu e 14 Medalhas

  • 3° Lugar: 01 Troféu e 14 Medalhas

  • 4° Lugar: 14 Medalhas

obs, premiação será mantida em caso de número mínimo de 5 equipes.


E ainda: (01) Troféu para o Goleiro Destaque (menor n° de gols sofridos entre as 4 equipes finalistas);

(01) Troféu para o Goleador do Campeonato.

Obs: em caso de empate, no critério Goleiro/Goleador, levará o troféu o atleta da equipe melhor classificada, persistindo o empate vai para o atleta mais velho e após sorteio.


Parágrafo único: não haverá disputa de terceiro e quarto, a equipe que perder a semi final para a equipe campeã será nomeada terceira colocada e a equipe que na semi final perder para a equipe vice campeã será nomeada quarta colocada.


CAPÍTULO XI

DA JUSTIÇA DESPORTIVA:

Art. 26° - Durante a realização do Campeonato Municipal de Futsal a Justiça Desportiva será formada pela Liga Maravilhense de Desportos, que através de Ato Administrativo determinará as penas aos atletas, dirigentes, clubes e árbitros.


Art. 27º - O atleta que estiver cumprindo suspensão em dias, em qualquer evento promovido e organizado pelo CME de Saudades, estará suspenso até cumprir sua punição, sendo considerado irregular para todos os efeitos.


CAPÍTULO XV

SISTEMA DISCIPLINAR:

Art. 28° - O atleta apenado durante a competição com:


  • I - Cartão Vermelho: Ficará automaticamente suspenso por um jogo e sujeito a aplicação das penalidades previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva;

  • II - Três Cartões Amarelos: Suspensão automática de 1 jogo;

  • III - O cumprimento da suspensão é de responsabilidade exclusiva de cada equipe independente de comunicação oficial e de julgamento no âmbito da Justiça Desportiva, e, a indevida participação do atleta suspenso automaticamente, implicará a perda do jogo por “WO” para a equipe que o utilizar, reverter os pontos para a equipe adversária pelo placar de 3 x 0.

  • IV - Se o mesmo atleta em determinado momento da competição acumular 3 cartões amarelos e se coincidentemente nessa mesma partida que acumulou os cartões amarelos vier a receber 1 cartão vermelho, deverá, obrigatoriamente, cumprir a suspensão automática de duas partidas, além de julgamento pela expulsão.

  • É de responsabilidade da empresa vencedora, preencher as súmulas em cada partida, e relatar qualquer
    ocorrência, e no final da partida a súmula será assinada pelos árbitros responsáveis e repassada uma cópia para
    cada equipe participante e uma cópia para o departamento de esporte para realização do devido arquivamento.
    Qualquer ocorrência descrita em súmula ou relatório extra quadra, disponibilizado pela comissão de esporte
    do município, fica de responsabilidade da empresa vencedora enquadrar e julgar de acordo com o código
    brasileiro de justiça desportiva (CBJD), encaminhando assim ao departamento de esporte, documento assinado
    pelo responsável pelo julgamento com artigo do código onde o atleta foi enquadrado.
    Parágrafo 4 - As súmulas de cada modalidade, serão disponibilizadas pelo departamento de esporte do município de
    Saudades.

  • Casos omissos a esse regulamento será usado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e Código de Justiça Desportiva da FESPORTE


CAPÍTULO XVI

DOS JOGOS:

Art. 29° - Após início da partida não poderá mais ingressar em quadra atletas ou dirigentes que chegarem atrasados.


Parágrafo Único: Para o primeiro jogo da rodada haverá uma tolerância de 15 minutos a partir do horário marcado para início do jogo, nos demais jogos que seguem os 15 minutos serão contados a partir do término do jogo anterior. Em caso de wo deverá ser concedido à tolerância equivalente ao tempo de realização do jogo que não foi realizado.






CAPÍTULO XVII

REGULAMENTO TÉCNICO:

Art. 30° - As competições do Campeonato Municipal de Futsal, edição 2023, serão realizadas de acordo com as Regras Internacionais adotadas pela CBFS e pelo que dispuser este Regulamento.


Art. 31° - A classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se os seguintes critérios:


Vitória.............................................. 03 pontos

Empate............................................. 01 ponto

Derrota ou ausência......................00 ponto



Art. 32° - Para definição dos melhores colocados por índice da fase em disputa serão considerados os seguintes critérios de apuração:

  1. Maior quociente nos pontos de classificação;

  2. Average: (gols feitos /gols sofridos);

  3. Maior número de gols feitos;

  4. Menor número de gols sofridos;

5.Menor número de cartões vermelhos recebidos durante a competição;

6.Menor número de cartões amarelos recebidos durante a competição;

7.Sorteio.


Art. 33° - Ocorrendo empate na classificação, em turno ou em grupo, empregar-se-á os seguintes critérios:


  1. ENTRE DUAS EQUIPES:

a.1 – Confronto direto;

a.2 – Maior n° de vitórias na fase em que ocorreu o empate;

a.3 – Menor n° de gols sofridos na fase em que ocorreu o empate;

a.4 – Maior n° de gols marcados na fase em que ocorreu o empate;

a.5 – Saldo de gols no grupo ou turno em que ocorreu o empate;

a.6 – Menor número de cartões vermelhos recebidos durante a competição;

a.7 – Menor número de cartões amarelos recebidos durante a competição;

a.8 – Sorteio.


  1. ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES:

b.1 – Maior n° de vitórias nas partidas realizadas entre si;

b.2 – Menor n° de gols sofridos nas partidas realizadas entre si;

b.3 – Maior n° de gols marcados nas partidas realizadas entre si;

b.4 – Saldo de gols no grupo ou turno nas partidas realizadas entre si;

b.5 – Menor número de cartões vermelhos recebidos durante a competição;

b.6 – Menor número de cartões amarelos recebidos durante a competição;

b.7 – Sorteio.


Art. 34° - Ocorrendo empate em jogo que necessite apontar um vencedor será adotado o seguinte critério:


  1. Alternadamente se executarão 5 (cinco) penalidades máximas para cada equipe que deverão ser cobradas por cinco atletas diferentes, dentre os 12 (doze) atletas constantes na súmula da partida e que não tenham sido expulsos. Os goleiros podem ser trocados a qualquer momento durante as cobranças desde que comunicado ao arbitro.


a.1 Se depois de cada equipe executar a cobrança das 5 (cinco) penalidades máximas e ambas as equipes tenham marcado a mesma quantidade de tentos, ou não tenham marcado nenhum, a execução das penalidades máximas deverá continuar até o momento que uma das equipes, executando o mesmo número de cobranças, obtenha vantagem de um tento a mais que a outra.


Art. 35° - A não realização da rodada por falta de energia elétrica ou fatos alheios a vontade da Comissão Organizadora, a mesma será deixada para o final da fase em que estiver disputando, ou quando a Diretoria do CME achar necessário.


Art. 36° - Em caso de eliminação ou desistência do campeonato, os pontos ganhos ou perdidos por esta equipe valerão para fins de classificação, e as partidas posteriores serão consideradas como “WO”.OBs: A equipe que não comparecer para o jogo será automaticamente excluída da competição e os atletas que não comparecerem serão punidos por 364 dias de toda competição municipal.


Art. 37° - As partidas terão a duração de 40 minutos, divididos em 2 períodos de 20 minutos cada.


Art. 38º - O tempo de jogo será corrido (placar eletrônico), parando quando os árbitros assim o desejarem; sendo que o último minuto de cada período será todo cronometrado.



Art. 39° - Os casos omissos no presente Regulamento serão decididos pelo CME.


Art. 40º - Forma de Disputa:


1ª Fase - todos contra todos, 1º colocado vai direto para final e 2º x 3º colocado fazem semi final.

2ª Fase - Semi Final 

jogo 1-     2º colocado x 3º colocado


3ª Fase - Final

jogo 3 -   vencedor jogo 1 x 1º colocado fase 1 


BOA SORTE!

CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS.

CME / DEPARTAMENTO DE FUTSAL 2023.


CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL

SUB 08 (07 e 08 anos)

SUB 10 (09 e 10 anos)

SUB 12 (11 e 12 anos)

SUB 14 (13 e 14 anos)

SUB 16 (15 e 16 anos)


13ª TAÇA DASS – EDIÇÃO 2023

SAUDADES – SC


REGULAMENTO

Art. 1° - Este Regulamento dispõe de normas que regerão as disputas desta Competição.

Art. 2° - Só poderão participar da competição atletas pertencentes à Escolinha de Futsal de Saudades e outros moradores de nosso município, neste caso com cópia do título de eleitor do pai ou da mãe.

Art. 3° - Nas categorias sub 8, sub 10, sub 14 e sub 16 as partidas terão a duração de 30 minutos divididos em 4 (quatro) tempos de 7 minutos e 30 segundos cada, sendo usado o placar eletrônico, paralisando nas faltas, gols ou quando os árbitros assim o desejarem.

Art. 4° - A bola utilizada será a oficial na modalidade e categoria.

Art. 5° - Para efeito de classificação, a contagem de pontos obedecerá a seguinte tabela:


Vitória...................................03 pontos

Empate..................................01 ponto

Derrota ou ausência...........00 ponto



Art. 6° - Em caso de empate, a classificação final da fase em disputa, obedecerá os seguintes critérios:

  1. Entre duas equipes:

- Confronto direto na fase em que ocorreu o empate;

- Maior n° de vitórias na fase em que ocorreu o empate;

- Menor n° de gols sofridos na fase em que ocorreu o empate;

- Maior n° de gols marcados na fase em que ocorreu o empate;

- Saldo de gols;

- Menor número de cartões vermelhos recebidos durante a competição;

- Menor número de cartões amarelos recebidos durante a competição;

- Sorteio.


  1. Entre três ou mais equipes:

- Maior n° de vitórias nas partidas realizadas entre si;

- Menor n° de gols sofridos nas partidas realizadas entre si;

- Maior n° de gols marcados nas partidas realizadas entre si;

- Saldo de gols na fase em que ocorreu o empate nas partidas realizadas entre si;

- Menor número de cartões vermelhos recebidos durante a competição;

- Menor número de cartões amarelos recebidos durante a competição;

- Sorteio.


Art. 7° - Ocorrendo empate em jogo que necessite apontar um vencedor será adotado o seguinte critério:

  1. Alternadamente se executarão 5 (cinco) penalidades máximas para cada equipe que deverão ser cobradas por três atletas diferentes, dentre os 12 (doze) atletas constantes na súmula da partida e que não tenham sido expulsos. Os goleiros podem ser trocados a qualquer momento durante as cobranças desde que comunicado ao arbitro.


a.1 Se depois de cada equipe executar a cobrança das 5 (cinco) penalidades máximas e ambas as equipes tenham marcado a mesma quantidade de tentos, ou não tenham marcado nenhum, a execução das penalidades máximas deverá continuar até o momento que uma das equipes, executando o mesmo número de cobranças, obtenha vantagem de um tento a mais que a outra.

Art. 8° - Os atletas punidos em quadra:

- 3 amarelos (1ª série), 1 jogo de suspensão;

- Vermelho: suspensão de 1 jogo, sujeito a julgamento.

Art. 9° - Premiação: para cada categoria: SUB 08, 10, 12,14 E 16.

1° Lugar...........................01 troféu e 14 medalhas

2° Lugar..........................01 troféu e 14 medalhas

E ainda: (01) Troféu para goleiro destaque (menos nº de gols sofridos entre os 4 finalistas);

(01) Troféu para o goleador do campeonato.

Obs: em caso de empate, no critério goleiro/goleador, levará o troféu o atleta da equipe melhor classificada.

Art. 10° - Cada equipe será orientada e dirigida por algum membro de firma local que deverá orientar e ajudar a educar nossos pequenos atletas.

Art. 11° - Ao CME cabe organizar e dirigir o Campeonato, bem como definir os casos omissos deste Regulamento.

Art. 12° - Havendo necessidade de punições por qualquer irregularidade, será usado este regulamento, da 13ª Taça Dass, contido neste caderno ou o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Art. 13° - Cada atleta poderá jogar em apenas uma categoria, exceto autorização da organização da 13ª TAÇA DASS de futsal.

Art. 14° - Na execução do tiro de meta a bola deverá obrigatoriamente tocar o solo na sua quadra de defesa. Não ocorrendo, será revertido em tiro indireto para equipe adversaria sendo executado no centro da quadra (exceto sub 16 que segue regulamento adulto).

ART. 15º Ao defender a bola o goleiro não poderá dar balão para você repor a bola. Somente válido o chute bate pronto onde a bola precisa tocar o solo primeiro (exceto sub 16 que segue regulamento adulto).

Art. 16° - O CME, órgão promotor deste Campeonato não se responsabilizará por acidentes ocorridos com atletas e dirigentes ou por estes ocasionados a terceiros durante o Campeonato.

Art. 16º – todo atleta relacionado deverá entrar em quadra, participar da partida, por pelo menos ¼ do tempo, caso isso não ocara a equipe será julgada pelos membros da comissão organizadora da categoria de base.


Parágrafo Único: todo atleta menor de idade deverá apresentar uma autorização dos pais ou responsável legal para poder participar da competição.


DEPARTAMENTO DE FUTSAL – 2023

CME – SAUDADES – SC


Incentivando, educando e participando da inclusão social de nossos pequenos atletas em nossa sociedade.

BOA SORTE!!!

Redes sociais
Logo do rodapé
Esporte SaudadesEndereço: Rua Castro Alves - 279Saudades - SC
Telefone: (49) 98814-3872
E-mail:
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft
© 2024 - Esporte Saudades - Todos os direitos reservados